O Caminho do Roteiro de Documentário
À vista: R$900,00
Descrição
“Eu acho que ser documentarista é conseguir contar velhas histórias de novas maneiras. E é essa a importância do documentário. As pessoas acham que o documentário serve para mudar o mundo. Eu acho que o documentário serve para mudar o cinema.”
João Moreira Salles
Vivemos um período singular na história de nosso país – polarização política, ataques às instituições democráticas, desmonte dos setores culturais, colapso no sistema de saúde devido a uma pandemia de proporções dantescas. Mais do que nunca se torna necessária a observação, o registro e a reflexão da realidade que nos cerca. O documentário, emerge, então, como uma potente forma de narrar nosso mundo, compreender o desconhecido, construir relações e vislumbrar caminhos para a mudança.
O documentário se debruça sobre o real e busca ali sua maior matéria-prima, mas ao propor a união entre imagem e discurso, realidade e experiência dramatúrgica, personagem e pessoa, o gênero documental afasta-se da mera captação do real (tal qual a linguagem jornalística) e aproxima-se de uma arte que revela, complexifica, transcende e subverte o mundo social.
OBJETIVO
O curso promove uma abordagem teórica sobre o processo de escrita documental. Percorrendo os pontos necessários ao desenvolvimento de longas e séries, o curso apresenta aos alunos a estrutura criativa que envolve o gênero a partir da experiência da professora Muriel Alves e de exemplos da filmografia brasileira.
Ementa
MÉTODO
O curso propõe uma investigação acerca da linguagem documental através de uma abordagem que mescla teoria e análise de filmes. Discussões teóricas acerca dos discursos do real e da importância político-social do documentário vão se combinar à exibição e discussão de trechos de produtos audiovisuais e a ferramentas, métodos e técnicas para a construção de projetos documentais.
CONTEÚDO
Aula 01
Documentário e Discursos sobre o Real
Neste primeiro encontro refletiremos acerca dos limites do real e da realidade encenada. O documentário contemporâneo é uma obra que rompe com a divisão rígida entre factual e ficcional, assumindo sua subjetividade inerente ao processo artístico.
Aula 02
Por onde começar? Pesquisa de Tema e Personagens
Nesta aula vamos apresentar ferramentas teóricas e práticas acerca do trabalho de criação de conteúdo que começa na pesquisa do tema e se desdobra na busca por personagens. Vamos falar sobre o trabalho do pesquisador, estratégias para a entrada no campo e a construção das relações; o método de observação, as formas de abordagem e entrevistas; a compreensão da ideia de personagem dentre as pessoas comuns e a condução dessas pessoas até o set de filmagem.
Aula 03
Formato – A terceira parte do tripé documental
Como contar uma boa história? Esta sessão será dedicada a como encontrar as melhores formas de narrar as histórias pesquisadas. Como transformar realidade em dramaturgia? Quais as formas de narrar? Entrevistas, imagens de arquivo, linguagem observacional, subjetiva, experimental, híbrida… Em suma, buscaremos compreender que o documentário pode ser também um exercício de criatividade e inovação.
Aula 04
Pitch Deck e a importância dos textos iniciais
Escrever é reescrever, já sabemos. No documentário, as etapas de desenvolvimento são tão fundamentais quanto a escrita do roteiro. Nesta aula vamos iniciar o aprendizado sobre desenvolvimento e formatação de um projeto de longa documentário e analisar os principais textos que integram essa apresentação.
Aula 05
Argumento
O argumento é um dos textos iniciais mais importantes no processo de escrita. Prova disso, é que o argumento é o documento exigido nos editais de desenvolvimento. Vamos explorar as características deste texto tão importante e analisar a diferença entre argumento e sinopse.
Aula 06
Escaleta
Nesta aula vamos aprender como escrever e estruturar a escaleta (ou o pré-roteiro). Através de exemplos de escaletas de obras realizadas, vamos observar que mais do que pensar os beats, na escaleta se pensa na estrutura e na construção de sequências. Enquanto no argumento, que é um passo anterior, o realizador conta O QUE, na escaleta ele conta COMO.
Aula 07
Existe roteiro de documentário?
Encontrados o tema, os personagens e a forma de narrar; precisamos entender como o documentário vai se relacionar com o mundo diegético. Vamos percorrer juntos trechos de roteiros de importantes documentários brasileiros e perceber a descrição dos diversos objetos materiais e imateriais, além das diferentes possibilidades narrativas.
Aula 08
Roteiro de Séries Documentais
Como dar conta de um arco narrativo e especificidades de cada episódio? Vamos percorrer juntos alguns tópicos que norteiam a construção das estruturas narrativas dos streamings e suas principais diferenças para os produtos construídos para TV e Cinema.
Aula 09
Roteiro de Programas de TV
A linguagem documental está cada vez mais presente em diversos setores audiovisuais, como os programas de TV. Este encontro tem por objetivo perceber as especificidades deste produto, como a importância da pauta de perguntas e do texto dos apresentadores, além da criação de quadros e conteúdo branded content.
Aula 10
Documentário e Montagem – O Roteiro de Edição
Embora não deva ser regra, muitos documentários encontram sua forma final durante o processo de montagem. Nesta seção vamos abordar qual o papel do roteirista na ilha de edição. Como se debruçar sobre o material gravado e (des)construir sua estrutura? Relação entre o filme ideal e o filme captado. A narrativa em três atos da montagem. Como criar e conferir ritmo a um material já existente.
FILMOGRAFIA SUGERIDA
Documentários brasileiros
A Vida Privada dos Hipopótamos – Maíra Bühler e Matias Mariani
Andança: Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho – Pedro Bronz
Cabra Marcado para Morrer – Eduardo Coutinho
Elena – Petra Costa
Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar – Marcelo Gomes
Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava – Fernanda Pessoa
Incompatível com a vida – Eliza Capai
Jogo de Cena – Eduardo Coutinho
Mussum, Um filme do cacildis – Susanna Lira
O Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível: A Peleja de Noel Nutels – Tiago Carvalho
O Marinheiro das Montanhas – Karim Aïnouz
Olho Nu – Joel Pizzini
Othelo, o Grande – Lucas H. Rossi dos Santos
Quando Falta o Ar – Helena Lemos Petta
Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo – Juliana Vicente (Netflix)
Retratos Fantasmas – Kléber Mendonça Filho
Rejeito – Pedro de Filippis
Torre das Donzelas – Susanna Lira
Uma Baía – Murilo Salles
Documentários estrangeiros
A Artista e o Ladrão – Benjamin Ree (Youtube)
A memória infinita – Maite Alberdi (Paramount +)
As 4 Filhas de Olfa – Kaouther Ben Hania
Amazing Grace – Alan Elliott, Sydney Pollack (Apple TV)
Cinco Câmeras Quebradas – Emad Burnat, Guy Davidi (Youtube)
De Tirar o Fôlego – Laura McGann (Netflix)
Eu Não Sou Seu Negro – Raoul Peck (Amazon Prime)
Em Perigo – Heidi Ewing e Rachel Grady (HBO MAX)
Free Chol Soo Lee – Julie Ha, Eugene Yi (Mubi)
Misha e os Lobos – Sam Hobkinson (Netflix)
O Homem Urso – Werner Herzog (Amazon Prime e Google Play)
Taming The Garden – Salomé Jashi
Tempestade – Tatiana Huezo (Mubi)
The Black Power Mixtape 1967-1975 – Göran Olsson (Youtube e Apple TV)
Visão Noturna – Carolina Moscoso
Curtas nacionais e estrangeiros
A Morte Branca do Feiticeiro Negro – Rodrigo Ribeiro (BRA / 2020)
Alma no Olho – Zózimo Bulbul (BRA / 1974)
De Longe, Ninguém Vê O Presidente – Rená Tardin (BRA / 2019)
Di – Glauber Rocha (BRA / 1977)
Hidden, direção Jafar Panahi (Irã / 2021)
Mamapara, direção Alberto Flores Vilca (Peru/Argentina/Bolívia / 2020)
𝐌Ã𝐑𝐈 𝐇𝐈 – 𝐀 Á𝐑𝐕𝐎𝐑𝐄 𝐃𝐎 𝐒𝐎𝐍𝐇𝐎 – Morzaniel Ɨramari (BRA / 2023)
Meeting The Man: James Baldwin In Paris – Terence Dixon (EUA / 1970)
Mutirão: O filme – Lincoln Péricles (LKT) (BRA / 2022)
Uma ilha para Miguel, direção Sara Gómez (Cuba / 1968)
Séries Documentais brasileiras
Jessie & Colombo: Amor & Revolução – Susanna Lira (Globoplay)
Flordelis: Questiona ou Adora – Mariana Jaspe (Globoplay)
Flordelis: Em nome da Mãe – Suemay Oram (HBO)
O Caso Evandro – Aly Muritiba (Globoplay)
O Caso Escola Base – Paulo Henrique Fontenelle (Canal Brasil)
O Método – Liliana Sulzbach (Canal Curta!)
O Ninho: Futebol & Tragédia – Pedro Asbeg (Netflix)
Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez – Tatiana Issa (HBO)
Vale o Escrito – Renato Terra (Globoplay)
Séries Documentais estrangeiras
1971: o ano em que a música mudou o mundo (Apple TV)
Making a Murderer – Laura Ricciardi, Moira Demos (Netflix)
Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra ao Terror – Brian Knappenberger (Netflix)
Sally: Fisiculturismo e Assassinato (Netflix)
The Beatles: Get Back – Peter Jackson (Netflix)
Wild Wild Country – Maclain Way, Chapman Way (Netflix)
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
Filmar o que não se vê: Um modo de fazer documentário – Patricio Guzmán
Introdução ao Documentário – Bill Nichols
Ensaios No Real – O Documentário Brasileiro Hoje – Cezar Migliorin (org)
Una guía sobre el arte de perderse – Rebecca Solnit
Espelho partido – tradição e transformação do documentário – Silvio Da-Rin
O documentário de Eduardo Coutinho – televisão, cinema e vídeo – Consuelo Lins
O que é um autor? – Michel FOUCAULT
Cao Guimarães – Arte Documentário Ficção – Consuelo Lins
Filmar o real: Sobre o documentário brasileiro contemporâneo – Consuelo Lins
Cineastas e imagens do povo – Jean Claude Bernardet
Jonas Mekas: documentário e subjetividade – Juliano Gomes (Dissertação de mestrado. Eco-UFRJ, 2010)
*A realização do curso está sujeita a quórum.
Voltar para todos cursos.