Próximos eventos

Não há eventos se aproximando neste momento.

Você pode gostar:

-->

A Narrativa Young Adult: Das Páginas às Telas

Curso

  /  Curso  /  A Narrativa Young Adult: Das Páginas às Telas

A Narrativa Young Adult: Das Páginas às Telas

Início:
09/04/2024
Valor:
Parcelado: 10x de R$100,00*10% de desconto
À vista: R$900,00

Descrição

É na literatura que surge o termo Young Adult para definir narrativas com personagens entre 13 e 20 poucos anos. Questões como a descoberta da sexualidade, o primeiro beijo, a primeira vez, o bullying escolar, os conflitos com os pais, o medo de amadurecer, rodeiam estas histórias, às vezes com uma abordagem fofa e sensível, às vezes com peso e adrenalina.

Nos últimos anos, essa literatura vem crescendo em eventos como a Bienal do Livro e se destacando nas listas dos mais vendidos. Leitores antenados no BookTok, ativos nas redes sociais e cobrando por mais representatividade na ficção compõem este cenário.

O curso pretende aproximar roteiristas que queiram dialogar com este público e se aprofundar nestas narrativas, assim como auxiliar na transição entre quem está inserido no mercado literário e pretende ingressar no mercado audiovisual. O que podemos aprender com as narrativas jovens no streaming para construir nossas próprias narrativas YA?

 

OBJETIVO

O curso promove uma abordagem analítica e prática a partir de obras literárias e audiovisuais (seriadas) voltadas para o público jovem adulto, pensando na elaboração de uma narrativa Young Adult que possa ser levada ao mercado editorial e/ou audiovisual. Se utilizando da experiência do professor Felipe Cabral em salas de roteiros na TV aberta e no streaming, assim como em grandes eventos literários e em publicações de romances YA, as aulas colocarão os alunos em contato com as estruturas e possibilidades de narrativas que querem dialogar com um público de 13 a 20 e poucos anos.

Os alunos serão estimulados a escreverem seus próprios projetos (literários ou audiovisuais) a partir das obras apresentadas e analisadas no decorrer das aulas. Na reta final do curso, os projetos serão apresentados em PITCHINGS, com o retorno do professor e contribuição dos demais alunos, pensando em como aquela narrativa pode dialogar com o público jovem e quais seriam os caminhos possíveis para seu desenvolvimento no mercado.

Professor

Ementa

MÉTODO

A partir da análise de obras Young Adult literárias e audiovisuais (seriadas) contemporâneas, o curso se propõe a esmiuçar temas, personagens, clichês e estruturas recorrentes nestas narrativas. Traçando paralelos entre a literatura e o audiovisual, os alunos serão estimulados a construírem seus próprios projetos, pensando justamente no intercâmbio entre as duas áreas. As aulas, online e ao vivo, terão caráter analítico e expositivo, acompanhadas de debates entre os alunos e com a pontual presença de convidados já atuantes no mercado e que possam contribuir para as reflexões levantadas no curso.

 

CONTEÚDO

Aula 1

A Literatura Young Adult Contemporânea e o Audiovisual

Analisando o mercado editorial, vamos nos aproximar da literatura conhecida como Young Adult e refletir sobre como ela vem se expandindo a partir da tentativa de censura na Bienal do Livro do Rio em 2019 e o subsequente boom do TikTok durante a pandemia. A influência da hashtag e da comunidade BookTok para o aumento de vendas destas histórias, rejuvenescendo cada vez mais o público e os autores de grandes eventos como a Bienal do Livro. Como o audiovisual vem se comportando diante da demanda por histórias com mais representatividade por um público consumidor mais atuante nas redes sociais? As tendências apresentadas na literatura pop comercial estão sendo absorvidas pelo nosso mercado audiovisual?

 

Aula 2

A Estrutura e os Temas da Narrativa Jovem Adulta

A partir de obras literárias e séries voltadas para o público jovem, vamos destrinchar a estrutura que perpassa grande parte destas narrativas. Quais os temas recorrentes e os conflitos geracionais que atravessam os jovens protagonistas destas histórias? Que diferentes abordagens podem existir a depender do tom de cada projeto? Para além da estrutura em si do roteiro, serão apresentados caminhos para estruturar uma narrativa, traçando paralelos entre a escrita literária e a audiovisual.

 

Aula 3

Introdução ao Mercado Editorial e à Formatação de Projetos Audiovisuais

Como levar minha história até uma editora tradicional? Quais os meios de publicação disponíveis e as possíveis estratégias para apresentar meu romance à uma editora? A partir de sua própria experiência no mercado editorial, seja publicando seus romances ou participando de eventos literários, o professor irá apresentar caminhos viáveis para o ingresso no mercado literário. Por outro lado, como migrar do meio literário para o mercado audiovisual? Nesta aula, também será apresentado um formato de projeto audiovisual para séries, organizado a partir de demandas de editais e rodadas de negócios com produtoras e plataformas de streaming. Dialogando com essas duas áreas, o aluno será estimulado a formatar o seu próprio projeto para apresentação nas aulas finais do curso. Construção de sinopse, logline, tagline, descrição personagens, argumento, resumo dos episódios (quando o produto for seriado).

 

Aula 4

O Romance YA Para Aquecer o Coração

O primeiro amor, a primeira vez, a saída do armário, um grupo de amigos inseparáveis, um casal shippável, o orgulho de ser quem se é. Fenômenos como Heartstopper mostram que muitos jovens, adolescentes e pré-adolescentes gostam de uma boa história leve e fofa, com direito a beijos e final feliz, ainda mais quando se trata de narrativas LGBTQIAP+. A partir de obras que mergulham no universo de clichês românticos, vamos estudar quais elementos e temas se repetem em suas estruturas, ainda que de formas originais.

Séries: Heartstopper; Young Royals; Love, Victor e De Volta aos 15.

Livros: Conectadas; Luzes do Norte; Quinze Dias; O amor não é óbvio; O mar me levou a você; Com amor, Simon; Vermelho, branco e sangue azul.

 

Aula 5

O Fim do Mundo e as Distopias YA

Como lidar com seu primeiro amor no meio do apocalipse? Como amadurecer enquanto você sobrevive na selva depois de um acidente de avião? Aventura, perigo, morte, fantasia e mistério prendem a atenção de milhares de jovens pelo mundo. Nesta aula, nos deteremos sobre projetos audiovisuais onde o mundo distópico ou cheio de mistérios bate na porta dos protagonistas, tornando suas jornadas perturbadoras, mas ainda com os mesmos clichês de narrativas Young Adults.

Séries: Yellowjackets; The Wilds; Stranger Things; Dois Tempos; Boca a Boca e BA – O Futuro Está Morto.

Livros: Ninguém nasce herói; Lembra aquela vez; Os dois morrem no final; A ascensão das trevas e Mundo em caos.

 

Aula 6

O Núcleo Jovem na TV Aberta e seus Desdobramentos

Qual gap narrativo temos com a extinção do produto dramatúrgico voltado diretamente para os jovens na Rede Globo, como Malhação? A partir das novelas Vai na Fé e Bom Sucesso, vamos esmiuçar seus núcleos jovens, refletindo sobre a abordagem de seus dramas por conta da plataforma e horário onde são exibidos. Como o streaming da própria Globo vem abrindo espaço para esta dramaturgia jovem? Quais os limites e as restrições para escrevermos personagens jovens na tv aberta?

Séries: Vicky e a Musa e As Five.

 

Aula 7

O Jovem Adulto e o Mundo Real

Se há espaço para narrativas açucaradas com finais felizes, também há quem opte por lidar com os dramas da adolescência e do início da juventude com menos doçura. Ainda que haja humor e afeto, nos debruçaremos sobre projetos onde a jornada de amadurecimento dos jovens protagonistas carregam cores mais fortes.

Séries: Euphoria; We are who we are; Sex Education; A vida pela frente; It’s a Sin e Generation.

Livros: Tipo uma história de amor; O mau exemplo de Cameron Post; Foi um péssimo dia; Foi assim que tudo explodiu; A culpa é das estrelas; O amor dos homens avulsos; Quarto aberto e Estamos bem.

 

Aula 8

Elaboração de Projetos I

A partir das narrativas apresentadas pelos alunos durante o curso, o professor e a turma irão analisar os projetos de seus parceiros de aula, para contribuir na sua melhor estruturação e possíveis caminhos. O professor irá orientar os alunos a partir de formatos solicitados em rodadas de negócios com produtoras e players e possíveis conversas com editoras (em caso de obra literária).

 

Aula 9

Elaboração de Projetos II

Seguiremos com a análise e o feedback a respeito dos demais projetos criados pelos alunos.

 

Aula 10

Análise Final dos Projetos

Neste último encontro, o professor dará um retorno final aos alunos sobre os projetos apresentados, indicando caminhos e estratégias para seguir adiante com cada narrativa. Além disso, iremos analisar como turma, a partir de todos os exemplos literários e audiovisuais estudados ao longo do curso, que temas e abordagens foram recorrentes nos projetos construídos e como eles dialogam ou inovam com o que vemos atualmente no mercado literário e/ou audiovisual.

 

SÉRIES SUGERIDAS

HeartstopperNetflix, 2022

Love, VictorStar+, 2020

Young RoyalsNetflix, 2021

De Volta aos 15Netflix, 2022

Dois TemposStar+, 2023

BA – O Futuro Está MortoHBOMax, 2023

Boca a Boca Netflix, 2020

YellowjacketsParamount+, 2021

The Wilds: Vidas SelvagensAmazon Prime, 2020

Stranger ThingsNetflix, 2016

Vicky e a MusaGloboplay, 2023

As FiveGloboplay, 2020

A Vida Pela Frente Globoplay, 2023

EuphoriaHBOMax, 2019

It’s a SinHBOMax, 2021

GenerationHBOMax, 2021

We Are Who We AreHBOMax, 2020

Sex Education – Netflix, 2019

 

BIBLIOGRAFIA TEÓRICA SUGERIDA

Save the cat! writes a young adult novel – Jessica Brody (Ten Speed Press)

Escrever ficção: um manual de criação literária – Luiz Antonio de Assis Brasil (Companhia das Letras)

Escrita em movimento: sete princípios do fazer literário – Noemi Jaffe (Companhia das Letras)

A telenovela e o futuro da televisão brasileira – Rosane Svartman (Cobogó)

A jornada do escritor: estrutura mítica para escritores – Christopher Vogler (Aleph)

Só as partes engraçadas – Nell Scovell (Harper Collins)

 

BIBLIOGRAFIA FICCIONAL SUGERIDA

Conectadas – Clara Alves (Seguinte)

Quinze dias – Vitor Martins (Alt)

O amor não é óbvio – Elayne Baeta (Galera Record)

O primeiro beijo de Romeu – Felipe Cabral (Galera Record)

Luzes do Norte – Giu Domingues (Galera Record)

O mar me levou a você – Pedro Rhuas (Seguinte)

Com amor, Simon – Becky Albertalli (Intrínseca)

Tipo uma história de amor – Abdi Nazemian (Harper Collins)

A luz brilha somente agora – Abdi Nazemian (Harper Collins)

Vermelho, branco e sangue azul – Casey McQuiston (Seguinte)

O mau exemplo de Cameron Post – Emily M. Danforth (Harper Collins)

Foi um péssimo dia – Natália Borges Polesso (Dublinense)

A culpa é das estrelas – John Green (Intrínseca)

Foi assim que tudo explodiu – Arvin Ahmadi (Alt)

O amor dos homens avulsos – Victor Heringer (Companhia das Letras)

Quarto aberto – Tobias Carvalho (Companhia das Letras)

Estamos bem – Nina Lacour (Plataforma 21)

As vantagens de ser invisível – Stephen Chbosky (Rocco)

Ninguém nasce herói – Eric Novello (Seguinte)

Lembra aquela vez – Adam Silvera (Rocco)

Os dois morrem no final – Adam Silvera (Intrínseca)

Ascensão das trevas – C.S. Pacat (Galera Record)

Mundo em caos – Patrick Ness (Intrínseca)

*A realização do curso está sujeita a quórum.

Registro de usuário

Redefinir senha