Cinema de Terror: Roteiro para Curta-Metragem
À vista: R$585,00
Descrição
O presente curso irá encarar os desafios e os monstros da realização de um curta-metragem de terror!
A primeira oportunidade que a grande maioria de nós tem no cinema é fazer um curta-metragem de baixo orçamento. Escrevemos um roteiro, juntamos amigos e pessoas com paixões semelhantes à nossa e nos aventuramos na realização de um filme independente.
Mas como sabemos se o nosso roteiro e estória se encaixam na realização de um curta independente de terror? E se ele se encaixa, o que fazer depois de escrito?
OBJETIVO
O objetivo do curso de Cinema de Terror é desmistificar, de forma majoritariamente prática, os mistérios da escrita do roteiro de curta voltado para o gênero. Através de leituras, exercícios, discussões em aula e muita escrita, as alunas e alunos terminarão o Módulo com as ferramentas de estilo e escrita e conhecimento de mercado e festivais do mundo todo para desbravar o cinema independente de terror.
Ementa
MÉTODO
Juntos, iremos discutir experiências – dos alunos e do professor – dentro do mercado do cinema de gênero, assistir curtas de terror bem-sucedidos do mundo todo, conhecer o circuito de festivais de cinema fantástico nacional e internacional e desenvolver sinopses, escaletas, argumentos e roteiros de curtas.
CONTEÚDO
Aula 01: O que é um bom curta-metragem de terror?
. Discussão das possibilidades narrativas dentro do curta de terror (com filmes de exemplo).
. Entendendo os tipos de curta-metragem que costumam fazer sucesso pelo mundo (com filmes de exemplo).
. Apresentação das ideias das alunas e alunos.
Aula 02: O que fazer com um curta-metragem de terror?
. Juntos, vamos conhecer festivais de cinema fantástico do mundo todo, seus perfis, o que eles procuram, como acessá-los e como criar uma carreira de festivais de forma geral.
. Apresentação das ideias das alunas e alunos.
. Discussão de experiências passadas dentro do mercado independente de terror de alunas, alunos e professor.
Aula 03: Primeiros passos do curta-metragem de terror.
. Nesta aula, as alunas e alunos trarão as sinopses de seus projetos e juntos iremos discuti-las, aprimorá-las e destrinchá-las.
Aula 04:
. Continuação da leitura das sinopses e discussão em conjunto sobre elas.
. Lição de casa: trazer Escaleta dos projetos para discussão em aula.
. Lição de casa: trazer Escaleta dos projetos para discussão em aula.
Aula 05:
. Leitura, discussão e trabalho prático em cima das escaletas.
Aula 06:
. Continuação da leitura, discussão e trabalho prático em cima das escaletas.
. Lição de casa: trazer Argumento/Roteiro dos projetos para discussão em aula.
Aula 07:
. Leitura, discussão e trabalho prático em cima dos argumentos/roteiros.
Aula 08:
. Continuação da leitura, discussão e trabalho prático em cima dos argumentos.
BIBLIOGRAFIA
. Story (Robert McKee)
. Screenplay: The Foundations of Screenwriting (Syd Field)
. Rebel Without a Crew: Or How a 23-Year-Old Filmmaker with $7,000 Became a Hollywood Player (Robert Rodriguez)
. Fast, Cheap & Under Control: Lessons Learned from the Greatest Low-Budget Movies of All Time (John Gaspard)
. Canibal Filmes: Os Bastidores da Gorechanchada (Petter Baiestorf)
FILMOGRAFIA
. The ABCs of Death (Vários Diretores, 2012)
. The ABCs of Death 2 (Vários Diretores, 2014)
. The ABCs of Death 2.5 (Vários Diretores, 2016)
. V/H/S/2 (Vários Diretores, 2013)
. As Fábulas Negras (Vários Diretores, 2015)
. Nocturnu (Dennison Ramalho, 1998)
. Amor Só de Mãe (Dennison Ramalho, 2003)
. Ninjas (Dennison Ramalho, 2011)
. O Duplo (Juliana Rojas, 2012)
. Lights Out (David Sandberg, 2014)
. El Gigante (Gigi Guerrero, 2014)
. Mamá (Andy Muschietti, 2008)
. The Ten Steps (Brendan Muldowney, 2004)
. To My Mother and Father (Can Evrenol, 2010)
. Baskin (Can Evrenol, 2013)
*A realização do curso está sujeita a quórum.
Voltar para todos cursos.