Próximos eventos

Não há eventos se aproximando neste momento.

Você pode gostar:

-->

Curta-Metragem: da Ideia ao Roteiro

Curso

  /  Curso  /  Curta-Metragem: da Ideia ao Roteiro

Curta-Metragem: da Ideia ao Roteiro

Início:
08/04/2024
Valor:
Parcelado: 10x de R$65,00*10% de desconto
À vista: R$585,00

Descrição

O curta-metragem é o formato experimental por natureza: para os roteiristas e realizadores, ele permite o exercício de narrativas curtas e focadas em uma unidade de ação absoluta, além de oferecer um espaço privilegiado para experimentos de linguagem cinematográfica.  Mas como todo formato narrativo sintético, o curta-metragem é um exercício que demanda o poder de precisão e técnica do roteirista, que tem que narrar muito em pouco tempo.

Este curso apresenta aos interessados e interessadas, técnicas de escrita de roteiro voltadas para o desenvolvimento de um curta-metragem. Discutiremos técnicas de brainstorming, desenvolvimento de premissa, argumento, escaleta e escrita de cenas. Ao final do curso, os alunos poderão entregar um tratamento de roteiro de curta-metragem que será comentado pelo professor.

 

OBJETIVO

O curso fornece ao aluno repertório, ferramentas narrativas e técnicas de escrita para roteiros de curta-metragem.

Professores

Coordenador Pedagógico e Professor

Ementa

MÉTODO

As aulas são on-line, ao vivo, e têm o caráter expositivo e prático, com proposta de atividades coletivas e individuais.

 

CONTEÚDO  

Aula 1 – O curta-metragem e o “salto do tigre”

– A especificidade poética do formato;

– Algumas possibilidades infinitas;

– A construção da síntese;

– Os recursos que o audiovisual tem para contar histórias.

 

Aula 2 – A ideia não é um filme, ainda…

– Como testar a sua ideia;

– Técnicas de brainstorming;

– A premissa e as 5 perguntas fundamentais.

 

Aulas 3 – O seu personagem funciona?

– A construção dos personagens: algumas ideias;

– A relação do protagonista com o enredo;

– Os personagens secundários.

 

Aulas 4 – A estrutura narrativa

– A estrutura narrativa oculta: possibilidades e reflexões

– Qual é a melhor estrutura para a minha história?

– O teste do argumento.

 

Aulas 5 – A escaleta

– Para que serve a escaleta?

– Pensando beats, windows e sequências

 

Aula 6 – As cenas

– As palavras que são ações;

– Os diálogos;

– Conte através da imagem;

– O papel do som;

 

Aula 7 – Leitura e debate dos tratamentos dos alunos (I)

– Serão selecionados roteiros dos alunos para análise e discussão em sala de aula.

 

Aula 8 – Leitura e debate dos tratamentos dos alunos (II)

– Serão selecionados roteiros dos alunos para análise e discussão em sala de aula.

 

BIBLIOGRAFIA

 

COOPER, Pat and DANCYER, Ken. Writing the short films. 3rd ed. Oxford: Elsevier (2005).

GENETTE, Gérard. Figuras III. (trad. Ana Alencar). 1ª ed. São Paulo: Estação Liberdade (2017).

PAZ, Octavio. “Alguns aspectos do conto” in: Obra Crítica  v.2  (trad. Paulina Wacht e Ari Roitman). 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira (1999).

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. (trad. Jefferson Luis Camargo). 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes (2010).

*A realização do curso está sujeita a quórum.

Registro de usuário

Redefinir senha