Dirigindo as Palavras: A Criação da Imagem Fílmica na Escrita do Roteiro
À vista: R$378,00
Descrição
“Um filme possui elementos técnicos que o roteirista deve explorar. A capacidade de fazê-lo é o que diferencia o roteirista de outros escritores. […] Um roteiro eficaz tem de ser um esboço do filme, o que implica transmitir para o leitor o que ele vai assistir e ouvir na tela”.
(Jennifer Van Sijll, 2017, p. 15)
Descrever uma ação é simples. Escrever a intenção dramática que há na ação é o desafio de um bom roteirista. Dirigindo as Palavras: a criação da imagem fílmica na escrita do roteiro propõe estabelecer paralelos entre a linguagem cinematográfica e a linguagem literária para que o roteirista possa, por meio das escolhas de suas palavras e da forma pela qual constrói seu texto, apresentar a seu leitor a imagem e a cena que deseja representar.
Da mesma forma que um bom diretor utiliza criativamente um conjunto de técnicas narrativas para criar no público determinadas sensações, é parte do ofício do bom roteirista criar em seu leitor os sons e imagens mentais que favoreçam sua história. Portanto, quanto maior o domínio e a articulação da linguagem cinematográfica, mais fílmica será a escrita de um roteirista.
OBJETIVO
O curso busca construir uma ponte entre a gramática cinematográfica e a função poética da linguagem escrita, plantando no aluno sementes para o desenvolvimento de uma redação que não apenas descreva ações, mas que, sobretudo, narre-as imageticamente e de forma autoral.
Ementa
MÉTODO
- Exercícios práticos de escrita.
- Debates e análises dos exercícios práticos.
- Exposição e discussão do uso da linguagem cinematográfica aplicada em filmes.
- Análise de rubricas de roteiros com diferentes estilos de escrita.
- Reflexão sobre o uso poético da linguagem aplicado à escrita cinematográfica.
CONTEÚDO
Aula 01: Relação palavra/imagem na escrita de roteiro
– A escrita de uma cena.
– O que é escrever uma ação?
– Sensações e intenções cinematográficas.
– Palavras, roteiros e imagens mentais.
Aula 02: Introdução à linguagem cinematográfica – da teoria à tela (parte 1)
– Elementos básicos de linguagem cinematográfica:
- Posição de câmera, ângulos e valor de quadro
- Movimentação de câmera
- Composição do plano
- Espaço e movimentação na tela
- Forma dentro do quadro
- Ótica
Aula 03: Introdução à linguagem cinematográfica – da teoria à tela (parte 2)
– Elementos básicos de linguagem cinematográfica:
- Montagem
- Tempo e ritmo
- Efeitos sonoros
- Música
- Luz e cor
- Arte, objetos, figurino, locações e ambiente
Aula 04: A Função poética da linguagem.
– Relação roteiro e literatura
– As funções da linguagem
– A poesia da gramática e a gramática da poesia
– Função Poética Aplicada
Aula 05: Escrever com direção
– Análise e debate de exercícios práticos de escrita.
Referências bibliográficas e indicações de leituras:
- Andrei Tarkovski – Esculpir o tempo
- Ismail Xavier – O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência
- Jacques Aumont – A Estética Do Filme
- Jennifer Van Sijll – Narrativa Cinematográfica
- Marcel Martin – A Linguagem Cinematográfica
- Roman Jakobson – Linguística e Comunicação
- Roman Jakobson – Linguística. Poética. Cinema.
- Serguei Eisenstein – O sentido do filme
Filmografia sugerida:
- Apocalypse Now – Francis Ford Coppola (1979)
- Bacurau – Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (2019)
- Cidade de Deus – Fernando Meirelles (2002)
- Faça a Coisa Certa – Spike Lee (1989)
- O Céu de Suely – Karim Aïnouz (2006)
- O Poderoso Chefão – Francis Ford Coppola (1972)
- Parasita – Bong Joon-ho (2019)
*A realização do curso está sujeita a quórum.
Voltar para todos cursos.