Escrever Novela SP (PRESENCIAL)
À vista: R$2.880,00
Descrição
O curso apresenta uma visão ampla do processo de criação de uma telenovela, desde a concepção inicial (ideia) até a entrega de capítulos para serem gravados. Ao longo dos encontros será esmiuçada cada uma das etapas de criação, ferramentas técnicas e particularidades da construção de uma obra serializada longa como uma telenovela.
OBJETIVO
Orientar e direcionar os alunos para que eles tenham as ferramentas necessárias e autonomia para desenvolver seu próprio projeto de telenovela para plataforma de streaming ou para emissoras de televisão.
Ementa
MÉTODO
Aulas presenciais com conteúdo expositivo, troca de experiências, espaço para perguntas, debate e exercícios práticos.
CONTEÚDO
Aula 1
– Princípios básicos da telenovela: a linguagem (melodrama) e o formato (folhetim).
– Análise de algumas obras de grande relevância já produzidas.
– Como as novelas nascem: a ideia inicial.
Aula 2
– A narrativa clássica dos três atos: começo, meio e fim.
– A premissa e a moral da história.
– Relevância e contemporaneidade da temática.
– A estrutura folhetinesca.
Aula 3
– Ideia a partir de um acontecimento.
– Ideia a partir de uma personagem.
– Ideia a partir de um conceito.
– Ideia a partir de um cenário.
Aula 4
– Definição da história, Logline e Storyline.
– Como uma equipe de autores trabalha.
– Fatiamento da história.
– Time-line.
Aula 5
– A criação da sinopse.
– Que elementos devem estar na sinopse.
– Escrever a sinopse para quem?
– Sinopse de venda, sinopse de trabalho, sinopse de divulgação.
Aula 6
– A criação das escaletas.
– Divisão dos acontecimentos por blocos.
– Divisão dos blocos por capítulos.
– Núcleos dramáticos.
– Os ganchos.
Aula 7
– A criação das personagens.
– Protagonistas, antagonistas, heróis, vilões, anti-heróis, orelha, escada.
– Objetivo das personagens.
– Função das personagens.
Aula 8
– Criando conflitos.
– Embates entre protagonistas e antagonistas.
– Ação dramática e fluxo causal.
– Personagens de tramas secundárias e convergência com a história central.
Aula 9
– Apresentação de personagens.
– Histórias entrelaçadas e prioridades narrativas.
– Unidade narrativa.
– Desafio da obra aberta: recalculando a rota em movimento.
Aula 10
– Ambientação, caracterização, elementos exteriores.
– Cadência dos capítulos.
– Cenas emblemáticas, cenas de recapitulação, cenas de repercussão.
– A importância da assinatura do autor.
Aula 11
– Escrita de diálogos.
– Camadas, subtexto e entrelinhas.
– Falando tudo o tempo todo.
– Simplicidade, coesão, clichês e repetições.
Aula 12
– Pauta sociais, personagem bandeira, representação de minorias.
– Politicamente correto, cultura woke, cancelamento.
– Primeiro capítulo, o cartão de visitas.
– Último capítulo, a conclusão da jornada.
BIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro, McKEE, Robert
A telenovela e o futuro da televisão brasileira; SVARTMAN, Rosane
O Roteirista Profissional Televisão e Cinema; REY, Marcos
A Jornada do Escritor; VOGLER, Christopher.
O Herói de Mil Faces; CAMPBELL, Joseph.
Manual do Roteiro; FIELD, Syd.
*A realização do curso está sujeita a quórum.
Voltar para todos cursos.