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Formação de Roteiristas SP (PRESENCIAL)

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Formação de Roteiristas SP (PRESENCIAL)

Início:
13/03/2024
Valor:
Parcelado: 10x de R$960,00*10% de desconto
À vista: R$8.640,00

Descrição

AVISO: O curso Formação de Roteiristas é destinado a todos que buscam uma formação integral acerca da escrita para o audiovisual. O curso passa pelas principais questões narratológicas e aborda produtos de diferentes formatos, como curta-metragem, longa-metragem e séries. Ainda cada um dos participantes desenvolvem um projeto de um produto audiovisual.

 

A FORMAÇÃO DE ROTEIRISTAS apresenta um itinerário formativo integral para todos interessados em escrever para o audiovisual.

Ao longo das aulas são apresentados tópicos fundamentais para a formação dos participantes, como dramaturgia, história do cinema, teoria narrativa, gramática do roteiro, formatos de produtos, desenvolvimento, preparação para apresentação e caminhos para comercialização do seu projeto.

A Formação de Roteiristas concilia teoria e prática: os alunos são convidados a desenvolverem seus projetos desde o início do curso, passando por etapas de criação coletiva e individual, sempre a luz do conteúdo apresentado, e com supervisão contínua dos professores ao longo de todo o processo.

Todo o conteúdo desenvolvido oferece uma abordagem aprofundada, atualizada e em consonância com as demandas contemporâneas do mercado audiovisual.

 

OBJETIVOS

  • propor uma formação sólida aos interessados em atuarem como roteiristas;
  • oferecer conteúdo aprofundado que permitirá a atualização de profissionais que já atuam no mercado;
  • instrumentalizar os interessados com repertório técnico e teórico para que desenvolvam uma visão crítica sobre o processo de criação e escrita de projetos;
  • proporcionar aos participantes um ambiente de formação colaborativa favorecendo a troca de experiências e os desafios atuais do mercado audiovisual;
  • contribuir para a cultura de formação continuada, à luz das contribuições teóricas atuais no campo narrativa, assim como da “epistemologia da prática”.

Professor

Coordenador Pedagógico e Professor

Ementa

MÉTODO

A Roteiraria possui método pedagógico próprio para o ensino da escrita para o audiovisual, que está estruturado a partir da exposição de três campos narrativos, desenvolvidos pelo teórico norte-americano David Bordwell, em que se configuram:

  • o 1º campo, “representativo”, como aquele que confere significação linear e teleológica a uma estrutura narrativa, privilegiando a unidade de ação da narrativa.
  • o 2º campo, “estrutural”, através de elementos que se combinam não-linearmente, fragmentados, para criar uma estrutura narrativa diferenciada, com vistas a verticalizar o caráter dos personagens e a unidade temática;
  • e o 3º campo, “apresentativo”, cujo processo narrativo extrapola os limites da representação e problematiza a noção de “real” e “ficcional”, por meio de estruturas e personagens não encontrados nos campos anteriores.

Em cada módulo, os tópicos teóricos são exemplificados com cenas de filmes e séries para consolidar o conhecimento.

Os exercícios de escrita também são propostos a partir das premissas teóricas discutidas e visa a prática consciente da narrativa e da construção de um projeto e roteiro para o audiovisual.

Ainda os alunos têm a oportunidade de ter o projeto desenvolvido ao longo do curso apreciado por uma banca qualificada e conectada com o mercado audiovisual brasileiro.

 

CONTEÚDO GERAL

 

ITINERÁRIO TEÓRICO

 

Módulo I – O 1º campo

O campo mimético, transparente e ilusionista; A permanência da herança grega na narrativa audiovisual; a natureza do drama; as origens remotas do primeiro campo: saga arquetipal, rito de passagem; o monomito e o misbehavior flat; a invenção do drama na Grécia; a moral do drama grego; o ágon; o métron; correção do caráter do negativo para o positivo; tríade de personagens (protagonista, dinâmico e antagonista); o par romântico; o buddy e a correção mútua; a poética e a retórica de Aristóteles; a poética de Horácio; os gêneros clássicos: drama, épico e lírico; o logos clássico; a unidade dramática e a teleologia do drama; a imitação da ação:  mimesis aristotélica e diegésis platônica; o mythos; unidades fundamentais do drama: ação, tempo e espaço; estrutura narrativa: três atos e cinco fábulas; conceito de fábulas e syhuzets; função das fábulas; as syuzhets: beats e windows; o arquiplot, o subplot e o underplot; os sete plots básicos; os gêneros cinematográficos.

 

Módulo II – O melodrama         

O drama cantado; o divã dos pobres; tragédia decalcada; do epifano para o profano; o misterium tremendus; exacerbação moral do primeiro campo; tipificação do bem e do mal; ênfase no pathos; efeitismo; o romance folhetim; a pulsão da natureza; a narrativa do corpo; physis e o cotidiano do pobre; a força industrial do melodrama; o melodrama na consolidação do cinema clássico; a verdade do coração; o pobre de coração nobre; o herói do rendimento; ethos burguês e mito secular; vida privada e doméstica; peripécias e curva melodramática; a força da opsis; os temas do melodrama; o metamelodrama.

 

Módulo III – O 2º campo        

Do sagrado para o secular, dos deuses para o homem, do logos para a physis; a imitação da vida; o caráter assume o primeiro plano; as microações e a fragmentação do plot, a preponderância das syuzhets; o campo da opacidade, diegético e anti-ilusionista; o multi-protagonismo; o anti-herói, o herói passivo, o conflito difuso; a curva invertida do anti-herói; a imoralidade do segundo campo; paradoxo; misbehavior round; pathos psicológico e a verticalização do personagem; intimate opponent, unidade temática; a recepção por inferência, recepção ativa; as possibilidades do segundo campo a partir dos deslizamentos do primeiro (referencial); a estrutura no segundo campo; a narrativa parcimoniosa; a stasis; o drama impuro: a fusão dos gêneros clássicos; a cláusula dos estados; a crise do drama: epiciziar e liricizar; a estética e a pluralização de pontos de vista; história e discurso; Marx, inversão dos valores e cosmogonia social; poética normativa e a filosófica.

 

Módulo V – O 3º campo

O campo sensorial autodiegético; a unidade estética; o apagamento da mimesis; drama não-ficcional; misbehavior skid; a pulverização do plot; o antiplot; o rizoma narrativo; mimesis vs “apresentação”; a amoralidade do terceiro campo; pathos antipsicológico do personagem; o banal supera o real; metonímia e identidades performáticas; paralaxe; o nonsense como intriga de predestinação; esvaziamento do kérigma.

 

ITINERÁRIO PRÁTICO

 

Módulo VI – Desenvolvimento do projeto

Organização do processo de criação e escrita; a pesquisa; a construção dos principais documentos do projeto; a ideia, a premissa e os textos fundamentais: tagline, logline, storyline, perfil de personagem, beat sheet, argumento/sinopse, escaleta, roteiro; bíblia de venda e os seus elementos.

 

Módulo VII – Introdução à estrutura de séries de TV              

Introdução ao design narrativo de séries; a profundidade dos protagonistas; revelações de camadas do caráter a partir do eixo narrativo principal; a lógica de implicação; as tramas e os protagonistas; formatos: antologia, procedural, serializado; o arco narrativo: episódio x temporada; a construção do piloto e sua especificidade.

 

Módulo VIII – A escrita do roteiro e suas particularidades

Os princípios gerais da escrita do roteiro; o formato master scenes; tópicos de formatação; a construção da cena; as ações dramáticas e a força da rubrica; o estilo de narrar: tom, ritmo, atmosfera; a voz dos personagens e o diálogo, rubricas; questões específicas da escrita audiovisual.

 

Módulo IX – O mercado

Como o mercado funciona? Caminhos para comercialização do seu projeto: festivais, concursos e players; montagem de portfólio autoral; técnicas de apresentação do seu projeto: erros e acertos.

 

Módulo X – Banca

Apresentação do projeto para uma banca compostas pelos professores e convidados.

 

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA     

AGAMBEN, Giorgio. A aventura.

ARISTÓTELES. Poética.

AUMONT, Jacques. O cinema e a Encenação.

BOOKER, Christopher. The Seven Basic Plots.

BORDWELL, David. Narration in the Fiction Film.

BORDWELL, David. The way Hollywood tells it.

BROOKS, Peter. The Melodramatic Imagination.

CARVALHO, Noel dos Santos (org.) Cinema negro brasileiro.

CHATMAN, Seymour. Story and Discourse.

DANCYGER, Ken et alii. Alternative Scriptwriting.

DELEUZE, Gilles. Cinema 1 – A imagem-movimento.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2 – A imagem-tempo.

DESBOIS, Laurent. A odisseia do cinema brasileiro.

DIDEROT, Denis. Discurso sobre a Poesia Dramática.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem.

DOUGLAS, Pamela. Writing the TV Drama Series.

EGRI, Lajos. The art of dramatic writing.

FLUDERNIK, Monika. Narratology.

GENETTE, Gérard. Figuras III.

GAUDREAULT, André e MARION, Philippe. O fim do cinema?

HEGEL, G. W. Curso de Estética, v. 4.

INDICK, William. Psychology for Screenwriters.

KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade de Julgar.

KOVÁCS, András Bálint. Screening Modernism.

LAWSON, John Howard. Theory and Technique of Playwriting and Screenwriting.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático.

LESKY, Albin. O Teatro Grego.

MENDES, João Maria. Culturas Narrativas Dominantes: o caso do cinema.

MENDES, João Maria. Por quê tantas histórias?

MITTEL, Jason. The Complex Tv: the poetics of Contemporary Television Storytelling.

MURPHY, J.J. Rewriting Indie Cinema.

OROZ, Silvia. O Cinema de Lágrimas da América Latina.

RANCIÈRE, Jacques. A fábula cinematográfica.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa, v. 3.

RODOWICK, D. N. The Crisis of Political Modernism.

ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico.

SONTAG, Susan. Contra a interpretação.

SHOHAT, Ella. e STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica.

STEINER, George. A Morte da Tragédia.

SZONDI, Peter. Teoria do Drama Burguês.

SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o Tempo.

VAN SIJLL, Jeniffer. Narrativa Cinematográfica.

VERNANT, Jean-Pierre e NAQUET, Pierre-Vidal. Mito e Tragédia na Grécia Antiga.

VERSTRATEN, Peter. Film Narratology.

VINCENT-BUFFAULT, Anne. História das Lágrimas.

WILLIAMS, Raymond. Tragédia Moderna.

XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência.

*A realização do curso está sujeita a quórum.

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