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Histórias para Marcas: Roteiro para Comunicação Corporativa

Curso

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Histórias para Marcas: Roteiro para Comunicação Corporativa

Início:
18/06/2024
Categorias:
Valor:
Parcelado: 10x de R$42,00*10% de desconto
À vista: R$378,00

Descrição

“No mundo dos negócios, o storytelling é uma poderosa ferramenta de comunicação. Ao incorporar o storytelling em suas apresentações e estratégias, os líderes podem criar conexões profundas com suas equipes, clientes e investidores, tornando sua mensagem mais envolvente, relevante e impactante.” Carmine Gallo

 

As peças audiovisuais estão muito mais presentes na rotina do mercado publicitário do que se imagina. Isso porque a comunicação de marca vai além das grandes campanhas que circulam na TV e nas mídias sociais. Bons roteiros são necessários todos os dias, aprimorando as estratégias de endomarketing e a comunicação interna de grandes empresas, tendo também um papel essencial na apresentação e inovação dentro do ramo corporativo.

No entanto, a grande maioria dos cursos de roteiro foca principalmente no storytelling para cinema e televisão, que possuem realidades e funcionalidades diferentes da utilizada no mercado B2B. Portanto, um curso voltado especificamente para roteiro corporativo aborda as técnicas e estratégias necessárias para a construção de vídeos criativos na área e preenche uma lacuna importante na formação profissional, oferecendo conhecimentos específicos e práticos para aqueles que desejam se destacar na carreira de redação e publicidade.

 

OBJETIVO

O curso oferece uma abordagem teórica e prática para a criação de obras audiovisuais voltadas ao mundo corporativo em suas diferentes formas e funções. Durante os encontros, os alunos conhecerão as técnicas e estratégias fundamentais para a construção de um bom roteiro de storytelling direcionado à comunicação interna e de negócios, apoiado pela experiência na área da professora Dana Guedes.

Da estrutura à direção visual, os alunos estarão aptos a criar roteiros que solucionam os desafios de seus clientes de forma criativa e, ao final do curso, poderão colocar em prática o que aprenderam em uma atividade dinâmica, que também servirá como uma base para o dia a dia no mercado de trabalho.

Professora

Ementa

MÉTODO

O curso propõe um ritmo dinâmico entre teoria e prática acerca da escrita de roteiro, trabalhando desde estrutura e conceitos de linguagem, passando por análises, referências visuais e direção imagética dos textos. Provendo material e discussão para que os alunos absorvam toda a base necessária para transformar um case de projeto em uma peça audiovisual que comunique e engaje o público.

 

Aula 1

Introdução a roteiro voltado para comunicação interna e análise de suas funcionalidades

No primeiro encontro, teremos uma introdução sobre o que é conceitualmente um roteiro e como ele é utilizado no dia a dia do endomarketing de grandes marcas e empresas. Iremos conhecer os diferentes tipos de peças audiovisuais que podem ser exploradas nessa área e analisar alguns roteiros de cases reais, utilizados para engajar times de vendas, reforçar valores de marca, apresentar projetos em convenções globais e muito mais. É uma introdução a todo o universo de comunicação interna onde um bom roteirista pode brilhar.

 

Aula 2

Estrutura de roteiro e ferramentas narrativas

Ser um bom roteirista também é ser um bom arquiteto. Não há história que se sustente sem uma base sólida e uma construção planejada. Por isso, nesse encontro iremos focar nos pontos centrais do que faz uma boa narrativa, não apenas um começo, meio e fim, mas uma jornada completa que conquiste o público e exerça sua função. Para isso, iremos resgatar os conceitos da Jornada do Herói de Campbell e descobrir como seus passos podem ser aplicados no ramo da publicidade e da comunicação corporativa. Após a teoria, iremos realizar uma atividade rápida de estrutura narrativa para começar a treinar a escrita.

 

Aula 3

Linguagem de roteiro e storytelling

As narrativas ganham um significado ainda mais profundo quando conversam diretamente com seu público. Por isso, é essencial saber com quem estamos falando para escolher a melhor maneira, palavras e tom na hora de contar uma história. Neste encontro, iremos abordar os diferentes tipos de linguagem e as diferentes formas como ela pode ser utilizada, seja em locução ou lettering. Também iremos desbravar um dos maiores desafios do ramo corporativo: transformar dados em storytelling.

 

Aula 4

Direção visual de roteiro corporativo

Na construção de um roteiro, uma boa direção imagética é tão importante quanto a escolha das palavras que serão narradas. Uma mensagem ganha ainda mais peso e funcionalidade quando atrelada à imagens que façam sentido e também ajudem a contar a história. Por isso, neste encontro iremos falar sobre as diversas maneiras que podemos trabalhar visualmente, seja com animação, captação ou footage de banco, explicar termos básicos para um bom entendimento entre roteirista e editor, falar um pouco sobre trilha sonora e discutir a importância de se manter sempre atualizado em referências e tendências audiovisuais.

 

Aula 5

Oficina (exercício prático de escrita de roteiro)

Para consolidar todo o conteúdo abordado anteriormente, o último encontro será o momento de colocar em prática tudo o que o aluno realmente absorveu e sanar as dúvidas que ainda podem ter restado. Na atividade prática, serão disponibilizados três opções de “briefing”, com linguagens e público-alvo diferentes. Cada aluno poderá escolher uma entre as três opções. A partir daí, iremos debater um pouco sobre qual abordagem visual o aluno poderá seguir (animação, captação, etc.) e, depois, eles terão um tempo para escrever a estrutura da narrativa e rascunhar caminhos visuais para o roteiro. Terminada essa atividade, iremos ler e comentar até o final da aula. Por questão de tempo, o que não for avaliado ao vivo, será encaminhado por email.

 

Essa é uma forma de tangibilizar tudo o que foi aprendido, ao mesmo tempo que serve como uma base para o que realmente acontece na rotina desse mercado de trabalho.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

A Jornada Do Escritor: Estrutura Mítica Para Escritores, Christopher Vogler

Story: Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro, Robert Mckee

5 Lições De Storytelling, James Mcsill

O Herói e o Fora-Da-Lei, Margaret Mark e Carol S. Pearson

Para Ler como um Escritor: Um Guia Para Quem Gosta de Livros e Para Quem Quer Escrevê-Los, Francine Prose

CONTEÚDO

 

*A realização do curso está sujeita a quórum.

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