Próximos eventos

Não há eventos se aproximando neste momento.

Você pode gostar:

-->

O Caminho do Roteiro de Documentário

Curso

  /  Curso  /  O Caminho do Roteiro de Documentário

O Caminho do Roteiro de Documentário

Início:
12/06/2024
Categorias:
Valor:
Parcelado: 10x de R$100,00*10% de desconto
À vista: R$900,00

Descrição

“Eu acho que ser documentarista é conseguir contar velhas histórias de novas maneiras. E é essa a importância do documentário. As pessoas acham que o documentário serve para mudar o mundo. Eu acho que o documentário serve para mudar o cinema.”

João Moreira Salles

Vivemos um período singular na história de nosso país – polarização política, ataques às instituições democráticas, desmonte dos setores culturais, colapso no sistema de saúde devido a uma pandemia de proporções dantescas. Mais do que nunca se torna necessária a observação, o registro e a reflexão da realidade que nos cerca. O documentário, emerge, então, como uma potente forma de narrar nosso mundo, compreender o desconhecido, construir relações e vislumbrar caminhos para a mudança.

O documentário se debruça sobre o real e busca ali sua maior matéria-prima, mas ao propor a união entre imagem e discurso, realidade e experiência dramatúrgica, personagem e pessoa, o gênero documental afasta-se da mera captação do real (tal qual a linguagem jornalística) e aproxima-se de uma arte que revela, complexifica, transcende e subverte o mundo social.

 

OBJETIVO

O curso promove uma abordagem teórica sobre o processo de escrita documental. Percorrendo os pontos necessários ao desenvolvimento de longas e séries, o curso apresenta aos alunos a estrutura criativa que envolve o gênero a partir da experiência da professora Muriel Alves e de exemplos da filmografia brasileira.

Professora

Ementa

MÉTODO

O curso propõe uma investigação acerca da linguagem documental através de uma abordagem que mescla teoria e análise de filmes. Discussões teóricas acerca dos discursos do real e da importância político-social do documentário vão se combinar à exibição e discussão de trechos de produtos audiovisuais e a ferramentas, métodos e técnicas para a construção de projetos documentais.

 

CONTEÚDO

Aula 01

Documentário e Discursos sobre o Real

Neste primeiro encontro refletiremos acerca dos limites do real e da realidade encenada. O documentário contemporâneo é uma obra que rompe com a divisão rígida entre factual e ficcional, assumindo sua subjetividade inerente ao processo artístico.

 

Aula 02

Por onde começar? Pesquisa de Tema e Personagens

Nesta aula vamos apresentar ferramentas teóricas e práticas acerca do trabalho de criação de conteúdo que começa na pesquisa do tema e se desdobra na busca por personagens. Vamos falar sobre o trabalho do pesquisador, estratégias para a entrada no campo e a construção das relações; o método de observação, as formas de abordagem e entrevistas; a compreensão da ideia de personagem dentre as pessoas comuns e a condução dessas pessoas até o set de filmagem.

 

Aula 03

Formato – A terceira parte do tripé documental

Como contar uma boa história? Esta sessão será dedicada a como encontrar as melhores formas de narrar as histórias pesquisadas. Como transformar realidade em dramaturgia? Quais as formas de narrar? Entrevistas, imagens de arquivo, linguagem observacional, subjetiva, experimental, híbrida… Em suma, buscaremos compreender que o documentário pode ser também um exercício de criatividade e inovação.

 

Aula 04

Pitch Deck e a importância dos textos iniciais

Escrever é reescrever, já sabemos. No documentário, as etapas de desenvolvimento são tão fundamentais quanto a escrita do roteiro. Nesta aula vamos iniciar o aprendizado sobre desenvolvimento e formatação de um projeto de longa documentário e analisar os principais textos que integram essa apresentação.

 

Aula 05

Argumento

O argumento é um dos textos iniciais mais importantes no processo de escrita. Prova disso, é que o argumento é o documento exigido nos editais de desenvolvimento. Vamos explorar as características deste texto tão importante e analisar a diferença entre argumento e sinopse.

 

Aula 06

Escaleta

Nesta aula vamos aprender como escrever e estruturar a escaleta (ou o pré-roteiro). Através de exemplos de escaletas de obras realizadas, vamos observar que mais do que pensar os beats, na escaleta se pensa na estrutura e na construção de sequências. Enquanto no argumento, que é um passo anterior, o realizador conta O QUE, na escaleta ele conta COMO.

 

Aula 07

Existe roteiro de documentário?

Encontrados o tema, os personagens e a forma de narrar; precisamos entender como o documentário vai se relacionar com o mundo diegético. Vamos percorrer juntos trechos de roteiros de importantes documentários brasileiros e perceber a descrição dos diversos objetos materiais e imateriais, além das diferentes possibilidades narrativas.

 

Aula 08

Roteiro de Séries Documentais

Como dar conta de um arco narrativo e especificidades de cada episódio? Vamos percorrer juntos alguns tópicos que norteiam a construção das estruturas narrativas dos streamings e suas principais diferenças para os produtos construídos para TV e Cinema.

 

Aula 09

Roteiro de Programas de TV

A linguagem documental está cada vez mais presente em diversos setores audiovisuais, como os programas de TV. Este encontro tem por objetivo perceber as especificidades deste produto, como a importância da pauta de perguntas e do texto dos apresentadores, além da criação de quadros e conteúdo branded content.

 

Aula 10

Documentário e Montagem – O Roteiro de Edição

Embora não deva ser regra, muitos documentários encontram sua forma final durante o processo de montagem. Nesta seção vamos abordar qual o papel do roteirista na ilha de edição. Como se debruçar sobre o material gravado e (des)construir sua estrutura? Relação entre o filme ideal e o filme captado. A narrativa em três atos da montagem. Como criar e conferir ritmo a um material já existente.

 

FILMOGRAFIA SUGERIDA

Documentários brasileiros

A Vida Privada dos Hipopótamos – Maíra Bühler e Matias Mariani

Andança: Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho – Pedro Bronz

Cabra Marcado para Morrer – Eduardo Coutinho

Elena – Petra Costa

Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar – Marcelo Gomes

Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava – Fernanda Pessoa

Incompatível com a vida –  Eliza Capai

Jogo de Cena – Eduardo Coutinho

Mussum, Um filme do cacildis – Susanna Lira

O Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível: A Peleja de Noel Nutels – Tiago Carvalho

O Marinheiro das Montanhas – Karim Aïnouz

Olho Nu – Joel Pizzini

Othelo, o Grande – Lucas H. Rossi dos Santos

Quando Falta o Ar – Helena Lemos Petta

Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo – Juliana Vicente (Netflix)

Retratos Fantasmas – Kléber Mendonça Filho

Rejeito – Pedro de Filippis

Torre das Donzelas – Susanna Lira

Uma Baía – Murilo Salles

 

Documentários estrangeiros

A Artista e o Ladrão – Benjamin Ree (Youtube)

A memória infinita – Maite Alberdi (Paramount +)

As 4 Filhas de Olfa – Kaouther Ben Hania

Amazing Grace – Alan Elliott, Sydney Pollack (Apple TV)

Cinco Câmeras Quebradas – Emad Burnat, Guy Davidi (Youtube)

De Tirar o Fôlego – Laura McGann (Netflix)

Eu Não Sou Seu Negro – Raoul Peck (Amazon Prime)

Em Perigo – Heidi Ewing e Rachel Grady (HBO MAX)

Free Chol Soo Lee – Julie Ha, Eugene Yi (Mubi)

Misha e os Lobos – Sam Hobkinson (Netflix)

O Homem Urso – Werner Herzog (Amazon Prime e Google Play)

Taming The Garden – Salomé Jashi

Tempestade – Tatiana Huezo (Mubi)

The Black Power Mixtape 1967-1975 – Göran Olsson (Youtube e Apple TV)

Visão Noturna – Carolina Moscoso

 

Curtas nacionais e estrangeiros

A Morte Branca do Feiticeiro Negro – Rodrigo Ribeiro (BRA / 2020)

Alma no Olho – Zózimo Bulbul (BRA / 1974)

De Longe, Ninguém Vê O Presidente – Rená Tardin (BRA / 2019)

Di – Glauber Rocha (BRA / 1977)

Hidden, direção Jafar Panahi (Irã / 2021)

Mamapara, direção Alberto Flores Vilca (Peru/Argentina/Bolívia / 2020)

𝐌Ã𝐑𝐈 𝐇𝐈 – 𝐀 Á𝐑𝐕𝐎𝐑𝐄 𝐃𝐎 𝐒𝐎𝐍𝐇𝐎 – Morzaniel Ɨramari (BRA / 2023)

Meeting The Man: James Baldwin In Paris – Terence Dixon (EUA / 1970)

Mutirão: O filme – Lincoln Péricles (LKT) (BRA / 2022)

Uma ilha para Miguel, direção Sara Gómez (Cuba / 1968)

 

Séries Documentais brasileiras

Jessie & Colombo: Amor & Revolução – Susanna Lira (Globoplay)

Flordelis: Questiona ou Adora – Mariana Jaspe (Globoplay)

Flordelis: Em nome da Mãe – Suemay Oram (HBO)

O Caso Evandro – Aly Muritiba (Globoplay)

O Caso Escola Base – Paulo Henrique Fontenelle (Canal Brasil)

O Método – Liliana Sulzbach (Canal Curta!)

O Ninho: Futebol & Tragédia – Pedro Asbeg (Netflix)

Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez – Tatiana Issa (HBO)

Vale o Escrito – Renato Terra (Globoplay)

 

Séries Documentais estrangeiras

1971: o ano em que a música mudou o mundo (Apple TV)

Making a Murderer – Laura Ricciardi, Moira Demos (Netflix)

Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra ao Terror – Brian Knappenberger (Netflix)

Sally: Fisiculturismo e Assassinato (Netflix)

The Beatles: Get Back – Peter Jackson (Netflix)

Wild Wild Country – Maclain Way, Chapman Way (Netflix)

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Filmar o que não se vê: Um modo de fazer documentário – Patricio Guzmán

Introdução ao Documentário – Bill Nichols

Ensaios No Real – O Documentário Brasileiro Hoje – Cezar Migliorin (org)

Una guía sobre el arte de perderse – Rebecca Solnit

Espelho partido – tradição e transformação do documentário – Silvio Da-Rin

O documentário de Eduardo Coutinho – televisão, cinema e vídeo – Consuelo Lins

O que é um autor? – Michel FOUCAULT

Cao Guimarães – Arte Documentário Ficção – Consuelo Lins

Filmar o real: Sobre o documentário brasileiro contemporâneo – Consuelo Lins

Cineastas e imagens do povo – Jean Claude Bernardet

Jonas Mekas: documentário e subjetividade – Juliano Gomes (Dissertação de mestrado. Eco-UFRJ, 2010)

*A realização do curso está sujeita a quórum.

Registro de usuário

Redefinir senha